Teresina

Piauí, Brasil.

Capital do Estado do Piauí, Teresina localiza-se à margem direita do rio Parnaíba, a 366 km do litoral, sendo, portanto, a única capital da Região Nordeste que não se encontra às margens do Oceano Atlântico, mas que nem por isso perde o seu encanto.Teresina, terra de Torquato Neto, da cajuína e de muito calor humano!!! Apesar de um pouco esquecida, Teresina é sim uma cidade que vale a pena conhecer!

Fundada em 16 de agosto de 1852, com o objetivo de tornar-se capital do Piauí, foi totalmente planejada pelo então presidente da Província Conselheiro José Antônio Saraiva, sendo oficialmente a primeira capital planejada do Brasil. È uma cidade de muitos traços, verde, nomes e sabores. Há quem a chame, também, de Mesopotâmia do Nordeste, pois a parte central da cidade está situada entre o Rio Parnaíba e o Rio Poti, pertencentes à bacia hidrográfica do Rio Parnaíba.

Informações
  • Moeda: Real
  • Vacina: Não
  • Visto: Não
Atividades

Teresina é considerada uma das cidades do nordeste com melhor qualidade de vida. E lá se tem a oportunidade de aproveitar as praias de água doce e ouvir as lendas ribeirinhas, principalmente por conta da presença de dois importantes rios que banham a capital: o Rio Parnaíba e Rio Poti.

Devido ao calor, árvores pelas ruas são encontradas aos montes, fazendo Teresina ser chamada também de “Cidade Verde”, o que se pode perceber lá em cima do principal mirante da cidade, na ponte Estaida. Também pode conhecer o Palácio de Karnak, Museu do Piauí, Teatro 4 de Setembro, Igreja São Benedito, Polo Cerâmico do Poty Velho, Central de Artesanato Mestre Dezinho, etc.,.A culinária típica e o lindo artesanato local, em madeira, cerâmica e barro, principalmente, também fazem parte dos atrativos da cidade, mas tem muito mais.

Gastronomia

Na hora de degustar a gastronomia local, siga para o outro lado do rio Poty, estão alguns dos melhores restaurantes da cidade. Para abrir o apetite, prove a tiquira, uma aguardente de mandioca. Os pratos principais fazem sucesso o Capote, à base de galinha d Angola.  

Galeria de fotos
Fale Conosco pelo Whats