Maragogi

Alagoas, Brasil.

Maragogi fica no litoral de Alagoas, na Costa dos Corais, caminho entre Recife (distante 135 km) e Maceió (distante 125 km). É uma pequena cidade, muito famosa por suas piscinas naturais, ou galés como são conhecidas, que ficam a 6 km da costa. As galés são uma imensidão de águas transparentes, repletas de peixinhos coloridos e de gente atrás deles. 

Maragogi merece muito mais que apenas um bate e volta. O acesso às piscinas é até controlado, mas mesmo assim a quantidade de visitantes é grande. Para chegar até as piscinas naturais é necessário fazer um passeio de lancha ou catamarã que sai da costa, partindo da praia central. A melhor hora para desfrutar do passeio é quando a maré está baixa e as piscinas naturais ficam mais evidentes. Embora seja um passeio bem turístico, a qualidade da água e a diversidade dos peixinhos compensam. No final de tarde, no calçadão da praia principal fica a Feira de Artesanatos locais, bom para comprar uma recordação de viagem.  

Para conhecer as praias da região, a dica é alugar um carro, fazer um passeio de bugue ou para quem tem mais disposição, alugar uma bicicleta e ir pedalando. As praias em geral possuem areias claras, piscinas naturais e coqueiros, um cenário bem convidativo.

Outro passeio muito recomendado para quem está na região é conhecer São Miguel dos Milagres, a 35 km de Maragogi. Essa vila de pescadores ainda não é muito conhecida (ainda bem) mas é ideal para quem deseja passar um dia mais tranquilo, longe da massa de turistas. Aqui também é possível visitar o Santuário do peixe-boi-marinho. Para este passeio até São Miguel dos Milagres é recomendado ter o dia todo livre.

No Nordeste, na maioria dos meses é quase garantia de ter sol, todavia se possível evite os meses de maio, junho e julho, quando as chuvas tendem a aumentar. Mas seja qual for a época da viagem, uma coisa é certa, a paisagem de Maragogi e da Costa dos Corais irá fazer bem aos olhos!

Informações
  • Moeda: Real
  • Vacina: Não
  • Visto: Não
Atividades

Na dúvida sobre o que fazer de bom por lá? Confira alguns passeios que não podem ficar de fora da sua lista.

A praia de Maragogi, Ponta de Mangue, Barra Grande, Xaréu, Dourado, Camacho, Burgalhau, Peroba, São Bento e a mais conhecida da região, a Praia de Antunes, que surpreende os visitantes em um cenário caribenho.

Piscinas naturais de Maragogi, conhecida também como Galés de Maragogi essa extensa barreira de corais tem 137 km que vai de Paripueira (AL) até Porto de Galinhas (PE) que emergem da água durante a maré baixa, formando inúmeras piscinas naturais. Em Maragogi as piscinas encontram-se a 6 km de distância do continente, nos passeios os barcos costumam chegar em 20min com permanência máxima estipulada pela Marinha e pelos órgãos que protegem essa área ambiental que abriga mais de 46 espécies de peixes em suas cavernas e corais.

Gastronomia

As comidas típicas de Alagoas seduzem os turistas por conta da variedade de frutos do mar. A gastronomia da região tem diversos pratos com peixes, crustáceos, mariscos, moluscos, lagostas, camarões e siris. Uma das coisas que mais se encontra são as peixadas com pirão.

O Sururu é um exemplo de comida típica de Alagoas. Nesse prato, o molusco é servido na casca e o pirão é o acompanhamento.

Outros pratos muito encontrados na região são o cuscuz de camarão, a moqueca de peixe, peixe ensopado, camarão frito, casquinha de siri e caldeirada de frutos do mar.

As frutas tropicais encontradas em Alagoas, entre elas manga, jaca, mangaba, abacaxi, banana, pitanga, graviola, caju, cajá e acerola, são transformadas em sucos, sorvetes, doces, coquetéis e batidas.

O coco também é muito usado na região, seja em receitas doces, como cocadas, ou salgadas, onde o leite de coco está bem presente. E, claro, a água de coco é muito saboreada em Alagoas.


Galeria de fotos
Fale Conosco pelo Whats