Gramado e Canela

Rio Grande do Sul, Brasil.

Gramado é o principal destino de inverno no Brasil. Engana-se quem pensa que a cidade, por ser pequena, não tem muito a oferecer. São vários parques, museus, rotas e restaurantes que fazem de Gramado não só um recanto de sossego, mas muito propício para famílias com crianças ou para casais. O frio traz a elegância e as hortênsias intensificam a beleza natural da cidadezinha.

O mais legal é que a cidade fica a apenas 115 km de Porto Alegre e o acesso não é complicado. O ideal é dedicar alguns dias à viagem para não se prender apenas a Gramado e conhecer também os encantos de Canela, a cidade vizinha que está apenas a 7 km de distância. As duas cidades funcionam como uma só, tamanha a interação entre elas. A proximidade permite que os turistas circulem de uma a outra como se fossem apenas bairros vizinhos. 

Gramado e Canela deixam seus visitantes maravilhados com a arquitetura própria da colonização europeia e se destacam por possuir um atrativo calendário de eventos que ocupa o ano todo, mas que se supera com as luzes, cores e shows do Natal Luz, realizado de novembro a janeiro. As ruas ficam completamente enfeitadas, enquanto apresentações musicais e teatrais, além das paradas, trazem a magia da época natalina. Um espetáculo maravilhoso! 

Viajar para esses lugares é como estar numa cidade de interior, mas com toda a estrutura de cidade grande: eventos culturais, bancos, lojas e restaurantes da melhor qualidade. Isso sem falar no ar europeu e na culinária, que encanta visitantes de todo o Brasil. Aliás, se a pretensão for manter uma dieta durante a viagem, não é uma boa ideia passar muito tempo por lá. Sequências de fondue são uma característica marcante da gastronomia local, assim como os chocolates das mais diversas qualidades.

A grande expectativa para quem visita a Serra Gaúcha no inverno é a de que caia um pouquinho de neve. O fato é que, apesar de ser difícil, esse evento realmente pode acontecer quando as temperaturas estão baixas, mas é difícil prever. Viajando para lá, esteja preparado para passar frio e sentir de perto a beleza que a Região das Hortênsias pode proporcionar.

Informações
  • Moeda: Real
  • Vacina: Não
  • Visto: Não
Atividades

É possível visitar algumas das atrações mais interessantes de Gramado em um final de semana e ter um gostinho do que a cidade oferece. 

Começar o passeio visitando o centro, onde está a Av. Borges de Medeiros, que tem várias lojinhas, a Rua Coberta, a Igreja São Pedro, o Palácio dos Festivais, a Praças das Etnias... E quando bater a fome, almoce na região central da cidade, onde estão vários restaurantes legais. Após o almoço, sugerimos um passeio pelo Mini Mundo, que tem réplicas de construções famosas ao redor do mundo, e no fim da tarde, um passeio sem pressa pelo Lago Negro, onde você pode alugar um pedalinho. Para a noite, a melhor pedida é comer um fondue ou ir a algum dos bons restaurantes.

Incluir no roteiro uma ida ao Snowland, uma atração diferente e que ocupa uma boa parte do dia, pois é um lugar com vários atrativos. Outras alternativas são visitar o Alpen Park, que tem bastante atração para crianças, o Parque da Ferradura ou a Vinícola Ravanello. Tudo depende das suas prioridades durante a viagem. 

Fazer os passeios mais lentamente ou visitar mais atrações, como o Gramado Zoo, o Le Jardin (Parque de Lavandas) e o Mirante Vale do Quilombo. Quem gosta de velocidade pode ir ao Super Carros e até alugar um carro poderoso! Se gosta de cervejas, vá à Taberna MF, que tem diversos sabores de cervejas artesanais. 

Partiu para Canela e visite o Parque do Caracol, onde fica a Cascata do Caracol. Faça o passeio nos bondinhos aéreos no parque vizinho. Ao retornar para o centro, vale fazer uma parada no Castelinho Caracol, uma das primeiras residências da cidade. Para o almoço, o centro tem várias opções, entre elas o Empório Canela. Depois do almoço, visite a Catedral de Pedra, em seguida vá à Av. das Hortênsias para visitar uma fábrica de chocolate, como a da Prawer ou da Caracol (Reino do Chocolate), conhecer como o doce é produzido e tomar um chocolate quente. Se o tempo ainda permitir outros passeios e se você tiver pique, talvez dê para fazer uma visita ao Museu de Cera Dreamland ou ao Hollywood Dream Cars. Durante a tarde/início da noite, você também pode comer um café colonial, que é muito bem servido, ou deixar para jantar um fondue à noite. 

Casais apaixonados encontram em Gramado e Canela o lugar perfeito para uma viagem a dois. 

Gastronomia

O cenário gastronômico é bastante desenvolvido em Gramado e Canela e há opções para todos os gostos. Nessas cidades, você encontra restaurantes variados, especializados em cozinha brasileira, oriental, alemã, suíça, etc. Os valores dos restaurantes muitas vezes são altos.. Há vários lugares nas duas cidades e você tropeça em restaurantes, cafés, pequenos bistrôs, padarias……  Difícil é resistir aos rodízios, cafés coloniais…… 

Um diferencial de Gramado é o fato de grande parte dos restaurantes oferecer carros com motoristas que fazem o translado dos estabelecimentos para o hotel.

Uma opção muito popular da gastronomia local são as sequências de fondue — queijo, carne e chocolate, no óleo ou na pedra.

Galeria de fotos
Fale Conosco pelo Whats